Acesso Cliente

Se você operou com ações na Bolsa de Valores em 2020, comece a preparar a documentação para a declaração do Imposto de Renda 2021. Agora a declaração se tornou obrigatória, mesmo que o contribuinte tenha rendimento anual abaixo do limite ou não teve lucro com a operação.

Muitos pequenos investidores presumem que não necessitam declarar, já que o lucro com as vendas não passa de R$ 20 mil por mês, logo estão isentas do IR. Mas, mesmo quem está incluído na isenção ou só efetuou compras precisa declarar os impostos.

Como fazer a declaração (swing trade e day trade)

As operações swing trade devem ser informadas de forma individual na ficha de “Bens e Direitos”. Por isso, tenha em mãos as notas de corretagem mês a mês até o dia 31/12/2020 ou solicite o informe rendimento à corretora de valores para declarar com exatidão a renda.

Confira os lucros das ações, ela é obtida a partir do preço de compra e vendas. As vendas que excederam os R$ 20 mil mensais deverão ser colocadas na aba de “Rendimentos Variáveis”, já as que não ultrapassaram esse valor serão informadas como “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” na declaração e estarão isentas do Imposto de Renda.

Já as operações feitas em day trade não existe nenhum tipo de isenção. O investidor estará sujeito a tributação de 20% em qualquer lucro que tenha no mês. É necessário preencher uma Darf e pagar o valor do imposto devido até o último dia útil do mês seguinte à negociação. A Darf mensal deverá ser gerada apenas sobre lucros, desconsiderando se houver prejuízos.

No Imposto de Renda deverá ser informado seus lucros e prejuízos, mês a mês, as posições e opções em contratos futuros até 31/12/2020.

Não declarei minhas operações, e agora?

O atraso ou não pagamento do IR sobre os ganhos com ações na Bolsa está sujeito à multa diária de 0,33%, até o limite de 20% sobre o valor do imposto devido e acrescido de juros mensais.

Não deixe pra declarar na última hora, contrate a Camel!

Mais informações sobre Imposto de Renda no nosso Blog ou no site da Receita Federal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *